Mare OCEANUS dinamiza experiência de embarque para crianças

O mare OCEANUS desenvolve, no próximo dia 24 de maio, a terceira ação – “Evocação do Mar”- para proporcionar o contacto direto com o meio marítimo, através de uma experiência de embarque que, para muitas crianças, será a primeira que vivenciam. A iniciativa reunirá a participação de 250 crianças/jovens.

A iniciativa terá duas ações, uma de manhã (10:00H) e outra à tarde (15:00H). A concentração far-se-á junto à receção da Marina, onde serão apresentados aos parceiros e participantes, os objetivos e meios envolvidos.

As crianças serão também sensibilizadas para as várias profissões associadas à operação portuária, à vigilância e controlo marítimo e às operações de busca e salvamento. Todos os participantes receberão um Kit de material alusivo ao dia e com utilidade futura e serão, depois, encaminhadas pelos skippers para os locais de embarque destinados a cada embarcação. As embarcações seguirão em desfile naval pelo estuário e foz do rio Mondego.

Mare OCEANUS é um projeto em desenvolvimento, promovido pelo Rotary Club da Figueira da Foz em coorganização com a Câmara Municipal, Autoridade Marítima Nacional,  Administração do Porto da Figueira da Foz e Universidade de Coimbra, para aproximar a cidade do mar, em particular as crianças em idade escolar, “sensibilizando-as e comprometendo-as com a identidade, desafios e exigências próprias do território marítimo em que vivem, para que sejam embaixadores da sua importância e percebam os valores de soberania, sustentabilidade, preservação de ecossistemas marinhos e de empregabilidade futura, que o mar reúne”, refere o Rotary Club da Figueira da Foz em comunicado.

Com um plano de ação desenvolvido em quatro momentos, o projeto conta com o apoio de um conjunto alargado de parceiros locais e patrocínio de entidades públicas e privadas.

Recorde-se que no âmbito deste projeto já foram realizadas duas sessões preparatórias de sensibilização para as temáticas do mar, que tiveram lugar no grande auditório do CAE (30 de abril) e auditório Madalena Perdigão (6 de maio), que juntaram mais de 400 crianças (alunos do 4º ao 6º anos do AEZUFF e utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM).

Imagem by Freepik.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio