Oficina de Escrita Criativa com João de Mancelos

O escritor e docente universitário João de Mancelos irá dinamizar uma oficina de escrita criativa, gratuita, dirigida a público em geral, no dia 06 de abril, elas 15h00, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. A mesta terá a duração de 1h30.

Para escrever bem, não basta ter talento nem força de vontade: é necessário conhecer e dominar várias técnicas. Esta oficina ensina a redigir uma narrativa (conto, novela ou romance). Para tal, segue uma estrutura passo a passo: planificação, escrita, revisão e publicação, e propõe diversos exercícios orais.

A iniciativa está sujeita à lotação do espaço e requer inscrição prévia pelo email: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.

Recorde-se que João de Mancelos nasceu em Coimbra, em 1968. Publicou 29 livros nas áreas do ensaio, poesia e ficção. No ensaio, destaca-se O marulhar de versos antigos: A intertextualidade em Eugénio de Andrade (2009) e Manual de escrita criativa (2012); na poesia, Luzes distantes, vozes perdidas (2019) e Coração de aluguer (2023); no conto, A rapariga que adorava finais felizes (2021), parte do Plano Nacional de Leitura, e uma canção de amor (2024). Foi distinguido em diversos concursos literários. O conto “O que sentes quando a chuva cai?” foi adaptado a cinema, em 2020, e obteve o segundo lugar no prémio Fundação Nacional das Artes (Brasil). O livro de poemas O teu nome incendiado de azul foi traduzido e publicado em Espanha (2024). Para além de escritor, João de Mancelos é docente no ensino superior há 30 anos, lecionando, na atualidade, na Universidade da Beira Interior. Tem doutoramento em Estudos Anglo-Americanos e agregação em Estudos Culturais.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio