XX Edição do Hospital do Ursinho

O “Hospital do Ursinho” é uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) que regressa, este ano, para a sua XX Edição. A iniciativa que decorre de 11 a 17 de março de 2024, no Alma Shopping, em Coimbra, pretende desmitificar o terror despertado pelos hospitais, minimizando o “medo da bata branca”.

O “Hospital do Ursinho” é um projeto sem fins lucrativos, dinamizado pelo NEM/AAC e direcionado a todas as crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos. Esta atividade consiste na simulação de um hospital real em sintonia com o imaginário infantil, tudo construído à escala dos mais pequenos.

Neste “hospital a brincar”, existem inúmeros consultórios onde são encenadas consultas e cirurgias, nas quais a criança assume o papel de mãe/pai do seu ursinho/boneco, que leva ao médico, sendo este representado pelos estudantes de medicina. Através destas simulações adaptadas à sua idade, os mais pequeninos podem descobrir mais sobre o mundo médico e, assim, perder o receio que uma consulta ou ida ao hospital possa despoletar.

Pautado por valores como o altruísmo e a entrega ao próximo, este projeto conta ainda com uma vertente solidária. Durante a semana da atividade, todos os participantes são convidados a levar brinquedos e bens de higiene, para que sejam doados a instituições vocacionadas para o acolhimento de crianças. Além disso, encontra-se atualmente a decorrer uma recolha de tampinhas, no Alma Shopping, que serão posteriormente doadas à Liga dos Pequeninos.

Esta edição comemorativa dos vinte anos do “Hospital do Ursinho” conta, ainda, com uma novidade – “O Ursinho vai a Caminho”. 

Nesta atividade pretende-se dar a conhecer o “Hospital do Ursinho” a crianças de outros concelhos do distrito de Coimbra, “sendo os estudantes participantes da FMUC que se deslocam ao local, levando consigo todas as atividades e brincadeiras que caracterizam este Hospital”, refere o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra em comunicado.

A edição inaugural realiza-se em Condeixa-a-Nova, no dia 23 de fevereiro, na sala polivalente do Museu PO.RO.S, abrangendo mais de 260 crianças, que frequentam as escolas do município. 

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio