Novo Projeto de Bruno Gascon para a RTP 1 Filmado na Figueira da Foz

Foi assinado ontem, dia 15 de dezembro, um acordo entre o Município da Figueira da Foz e a Caracol Protagonista, reconhecida produtora de cinema e audiovisual nacional, para a rodagem da série “Irreversível”, uma obra original criada pelo premiado realizador e argumentista Bruno Gascon para a RTP1.

Rodada ao longo dos primeiros meses de 2023 a série “Irreversível”, totalmente filmada na Figueira da Foz, reunirá no seu elenco um conjunto de atores bem conhecidos dos portugueses e trará aos espectadores da RTP1 uma intriga cheia de mistérios que a seu tempo serão revelados.

Para o Presidente da Câmara de Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, este projeto afirmou-se desde o início como “uma aposta segura na promoção do património municipal, pois este é um projeto que se enquadra perfeitamente na estratégia de promoção e divulgação do município além-fronteiras do concelho. É um projeto que contribuirá não só, para a economia local e para a promoção de uma paisagem mais diversificada do concelho, como também permitirá ao Município ter um papel ativo na produção cultural portuguesa.”

A parceria estabelecida contempla um investimento que será executado diretamente nas empresas do concelho e não na entidade produtora, assegurando assim retorno imediato à economia local e promovendo a nível nacional e internacional o território.

Segundo afirma o realizador Bruno Gascon era essencial que este projeto fosse filmado “numa cidade com as características que encontrei aqui e que reúne não só uma grande beleza natural como arquitetónica. Sobre a história para já não vou fazer spoilers, mas posso dizer que tal como em todos os meus projetos irei focar-me em temas universais e contemporâneos que dizem respeito a todos nós. Estou muito feliz com o elenco que reunimos e acredito que as pessoas se vão identificar muito com as personagens que eles vão interpretar.”

“Irreversível” trata-se de uma grande aposta da Caracol e da RTP1. Joana Domingues, produtora do projeto e representante de Portugal na mais prestigiada instituição de cinema europeu, a European Film Academy, revela que “a ficção portuguesa vive um momento incrível de imensa vitalidade e tanto a Caracol, como a RTP e o Município da Figueira da Foz acreditam que esta série, pelas suas características, terá não só elevado sucesso nacional como internacional. Além dos ingredientes de uma história forte e de um realizador e elenco reconhecidos e talentosos, temos do nosso lado a força das parcerias que estamos a estabelecer não só com a Câmara Municipal, que desde o início mostrou uma enorme abertura, mas também com várias entidades locais, nacionais e internacionais que prontamente abraçaram esta série.”

2023, além da rodagem de “Irreversível”, trará ao realizador Bruno Gascon a estreia do seu novo filme cuja pós-produção acaba de terminar e cuja promoção deverá iniciar-se nos próximos meses. Gascon estreou-se em cinema em 2018 com o lançamento da sua longa-metragem “Carga” vendida para mais de 30 países e desde então tem visto todos os seus projetos serem vendidos para todo o mundo onde receberam diversos prémios e reconhecimentos devido ao apelo global dos temas que abordam.

O seu último filme “Sombra” foi um dos mais vistos de 2021 em Portugal, tendo sido nomeado a um Globo de Ouro e vencido dois prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. A obra passou também por diversos festivais como o Raindance Film Festival, o Festival de Cinema de Barcelona – Sant Jordi, onde foi distinguido com o prémio de melhor obra e o galardão ‘Filme- História’, tendo integrado ainda a 24.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai, o Mastercard Off Camera na Polónia e o festival de cinema francês Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-Américain, entre outros.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio