Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios

Depois do enorme sucesso da primeira edição, o Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios volta a marcar o calendário da vila de Quiaios, entre 24 e 27 de agosto.


O certame, que assenta na promoção e valorização de um dos principais produtos endógenos locais, o Chouriço Tradicional de Quiaios, envolve a comunidade na criação de estímulos ao surgimento de novos produtores, na dinamização do tecido associativo e na promoção da identidade local. «Morre-se por um bom chouriço?» será o mote para a abertura do festival que contará com uma mesa redonda, que reunirá um cardiologista, uma nutricionista e um chef a ter uma conversa séria sobre enchidos.


A par da dimensão gastronómica, cultural e comunitária, o festival terá uma forte componente de animação, passando por lá vários artistas, nomeadamente, Herman José, no sábado, 26 de agosto. A organização garante ainda animação itinerante e infantil e um serviço gratuito de babysitting para que pais e filhos se possam divertir à grande!


No último dia será também conhecido o «Melhor Chouriço Tradicional de Quiaios – Edição 2023», num concurso gastronómico que coloca à prova os saberes antigos da comunidade.


A organização é da Junta de Freguesia de Quiaios e conta com o apoio do Município da Figueira da Foz. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, “o cariz humorístico e diferenciador do festival constitui um fator de promoção local, que valoriza os produtos endógenos e sublinha a diversidade gastronómica e cultural do concelho”.

«Inteiro ou às rodelas!? Tanto faz!»

Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios
Cartaz do Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio