«O Folclore nos dia de hoje» assinala o 60.º aniversário do Rancho Folclórico de Maiorca

No âmbito da comemoração do 60.º aniversário do Rancho Folclórico de Maiorca, realiza-se no próximo dia 13 de agosto, às 16h00, na sede da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense a conferência “O Folclore nos dias de hoje”, que conta com o apoio do Município da Figueira da Foz.

A iniciativa contará com a participação de cinco conferencistas: Alejandro Reys – Lucero, doutorando em Ciências Musicais na vertente de Musicologia Histórica na Universidade Nova de Lisboa. É membro integrado do Inet-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança. Participou no projeto de investigação “PROFMUS – Ser Músico em Portugal” enquanto bolseiro de investigação, dedicando-se à pesquisa sobre a realidade socioprofissional dos músicos em Portugal durante o Estado Novo, particularmente o caso da Subdelegação do Sindicato Nacional dos Músicos na Figueira da Foz (1947-1974); Carlos Batista, doutorando em história e filosofia da ciência, especialização em Museologia pela Universidade de Évora, licenciado em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador em Ecomusic, práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no séc. XI”. Integra a equipa técnica do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal da Figueira da Foz; Gil Raro, mestre em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e mentor do projeto “Alfaiate do Povo” que desenvolve a sua investigação acerca da indumentária civil e/ou popular portuguesa; Ana Borges, coreógrafa, performer e professora de dança contemporânea no Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Diretora Artística do Corpo de hoje Associação Cultural; Laurinda Figueiras da Direção Nacional da Confederação das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto.

A conferência visa promover e convocar a discussão, ideias, pensamentos e reflexões em torno do Folclore enquanto causa, tradição e inovação, propondo à comunidade um olhar atento e dedicado sobre a diversidade das expressões culturais que constituem a herança patrimonial cultural imaterial e material de Portugal que todos desejamos salvaguardar, permitindo às novas gerações encontrar no presente, orgulho no passado e lançar sementes novas para o futuro na valorização e credibilização do Folclore Português.

Cartaz de «O Folclore nos dia de hoje»
Cartaz da Conferência de «O Folclore nos dia de hoje»
Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio