Núcleo Museológico do Sal comemora «(A) gosto com sabor a sal»

O Município da Figueira da Foz comemora o 16º aniversário do Núcleo Museológico do Sal com mais uma edição de «(A) gosto com Sabor a Sal», no âmbito do projeto “Quinta Ciência Viva do Sal”, oferecendo ao longo do mês de agosto um programa de atividades diversificado, que permite aos visitantes vivenciar várias sensações, emoções e experiências.  

As comemorações incluem uma exposição fotográfica «O Sal no Olhar», patente até 31 de agosto, que reúne nove fotografias, de quatro autores: António Cravo, Paulo Delgado, Paulo Colaço e Gilda Saraiva. Pretende-se, pois, desconstruir a forma como olhamos o sal, mostrando que o mesmo é sinónimo de: tradições, território, comunidade, biodiversidade e transmissão de saberes e sabores.

Nos dias 10 e 31 (quintas-feiras) realizar-se-á a atividade «Pé no Sal» que inclui um passeio interpretativo à Rota das Salinas (9h30), um chá frio servido no Pedarium (11h00) e uma visita guiada ao Núcleo Museológico (11h30).  | inscrições: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

Nos dias 12 e 13 de agosto (sábado e domingo), dedicados ao cinema, em especial às curtas-metragens, o Núcleo Museológico do Sal assume-se desta forma como palco da extensão da Marmostra, projeto da Associação da Praia da Tocha. As sessões vão ter lugar no armazém de sal do Núcleo Museológico do Sal, pelas 11h00 e 15h00, em ambos os dias.

A noite de segunda-feira, 14 de agosto, será especial: às 21h00, uma sessão de “Observação de Estrelas”, promovida pelo Núcleo Museológico do Sal e orientada por membros do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva vai iluminar o Sal. Inscrições: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

A 17 de agosto, data em que se comemora o 16º aniversário do espaço museológico, o dia é recheado de atividades: a partir das 14h30 e até às 17h00 (de meia em meia hora), será exibida a curta-metragem de Luís Albuquerque «A Dança dos Flamingos». O dia encerra pelas 17h30, com um «Sunset no Sal», no Núcleo Museológico do Sal, onde a música e a poesia já têm presença confirmada.

No dia seguinte, 18 de agosto, convidamos as famílias, entre as 10h30 e as 16h30, a participar na atividade, «Marnoto por um dia», aprendendo dessa forma a arte de rer o sal com os marnotos da Salina do Corredor da Cobra. Inscrições: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

O Arquivo Fotográfico Municipal (AFM) associa-se ao aniversário do NMS, no dia19, Dia Internacional da Fotografia, promovendo, no Quartel da Imagem, entre as 10h00 e as 18h00, a «Oficina de Papel Salgado», com limite máximo de 6 inscrições (M18). As inscrições deverão ser remetidas até dia 14 de agosto para: arqfoto@cm-figfoz.pt. No mesmo dia, realizar-se-á pelas 17h30, no Núcleo Museológico do Sal, uma degustação de ostras «Ostras & Sons ao Sal», acompanhada por um momento musical. A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

Uma das atividades mais aguardadas pelo público acontece a 20 de agosto, numa clara homenagem aos homens e mulheres das salinas da Figueira da Foz: «A safra à moda antiga». Na Salina Municipal do Corredor da Cobra, viajamos no tempo até à época em que o sal era transportado à cabeça, de pés descalços, da salina para o armazém.  

Decorrente de uma colaboração com o MAREFOZ, a ciência, o ambiente e a tradição do salgado vão estar de mãos dadas, através de um conjunto de atividades que permitirão explorar os temas a seguir elencados: Água & Sal (23 de agosto), Fauna do Salgado (24 de agosto), Flora do Salgado (25 de agosto) e Tradição & Inovação (26 de agosto).

E porque «(A) gosto com sabor a sal» sem «Saber (A) Mar Salgado» não ficava perfeito, nos dias 6, 13 e 27 de agosto (sempre aos domingos) vamos ter manhãs de Yoga (yoga; yoga para famílias; yoga nidra e Chi Kung). Esta atividade é sujeita a inscrição para: saberamarsalgado@gmail.com | 964443961.

Todo o programa de atividades é gratuito, com exceção das manhãs de Yoga.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio