Alina Korneeva vence o Figueira da Foz Ladies Open

A russa Alina Korneeva sagrou-se, este domingo, campeã do Figueira da Foz Ladies Open, torneio de 100.000 dólares do qual saiu com o troféu mais importante da carreira profissional e uma subida de mais de 100 lugares no ranking. Esta foi a sétima e mais importante edição da prova, que foi organizada pelo Tennis Club da Figueira da Foz com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

O Tennis Club da Figueira da Foz encheu para a decisão deste domingo, que presentou as várias centenas de espetadores que lotaram as bancadas com um espetáculo de sentido único: 6-0 e 6-0 foram os parciais que deram à jovem de apenas 16 anos (número um mundial de juniores, que ainda nem é o seu escalão) a vitória contra Carole Monnet, francesa de 21 anos que ocupa o 186.º lugar do ranking mundial. A final foi decidida em impressionantes 49 minutos.

Apesar da tenra idade, Korneeva já é considerada um dos maiores talentos do circuito mundial feminino. Foi com esse estatuto que chegou ao Tennis Club da Figueira da Foz, muito por conta dos dois títulos que conquistou, ainda com 15 anos, nos torneios júnior do Australian Open e de Roland-Garros (ainda atingiu as meias-finais em Wimbledon), mas também pela escalada que ao mesmo tempo já ia protagonizando entre as crescidas e que lhe permitiu chegar a Portugal próxima da melhor classificação da carreira (como número 326 mundial depois de ter sido 321).

“Estou muito feliz com este torneio e com a final. Joguei muito bem e estive concentrada desde a primeira à última bola. A chave foi jogar cada bola sem emoções e não falhar muito para que ela não conseguisse subir o nível”, considerou a moscovita em conferência de imprensa.

A disputar no Figueira da Foz Ladies Open apenas o 14.º torneio profissional da carreira, Alina Korneeva ergueu o terceiro título de uma carreira ainda curta, mas muito promissora: depois de um 15.000 dólares em Casablanca (Marrocos) em 2022 e de um 60.000 dólares em Pretória (África do Sul), este 100.000 dólares foi de longe o mais importante, até porque nunca tinha competido nesta categoria.

A semana dourada resultará numa subida de mais de uma centena de lugares na atualização do ranking WTA de segunda-feira: do 326.º para o 219.º posto.

Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, afirmou que “No final há o sentimento de que valeu a pena e de que se está no caminho certo. Espero que este seja o início de um novo ciclo das competições de ténis organizadas aqui na Figueira da Foz porque foi um êxito. A organização foi boa, o público correspondeu e vamos falar com a Federação Portuguesa de Ténis, porque a nossa ambição é continuar a subir o torneio. O ténis é um desporto muito visto em todo o mundo e queremos que para a Figueira da Foz venha tudo aquilo que tem muita qualidade e que valha a pena.”

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio