Apreensão de 24 redes majoeiras ilegais

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, apreendeu, a semana passada, 24 redes majoeiras, nas praias da Figueira da Foz.

No âmbito de uma ação de fiscalização decorrente de um patrulhamento junto à orla costeira e levado a cabo com o objetivo de controlar a pesca com recurso às redes majoeiras, os militares da Guarda detetaram 24 redes majoeiras em ação de pesca fora do período permitido.

Foram elaborados quatro autos de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de  25 000 euros.

A GNR alerta que a utilização das redes majoeiras sem sinalização ou fora dos períodos permitidos, constitui um perigo em várias vertentes, nomeadamente, na segurança dos banhistas e dos surfistas, correndo sério risco de ficarem presos nas redes e sofrerem um consequente afogamento. Em comunicado, a GNR alerta ainda que esta utilização incorreta coloca em causa a sobrevivência da fauna, uma vez que qualquer tipo de ser-vivo de fique preso na rede irá morrer, como já ocorreu em espécies como o golfinho e contribui ainda para a poluição das águas do mar, sendo que muitas vezes estas redes acabam por permanecer nas águas sem serem retiradas.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio