Interculturalidade: vamos celebrar?
A Interculturalidade faz parte da Figueira da Foz e vai ser celebrada ao longo destas duas semanas, com a iniciativa Semana da Interculturalidade. A Rádio Foz do Mondego deixa-lhe algumas das iniciativas que vão decorrer para celebrar as diferenças culturais.
No âmbito desta iniciativa, o Município da Figueira da Foz, em parceria com a EAPN Portugal, promove a Exposição Fotográfica: Olhar(es) Real(ais) e com Sentido, que será inaugurada pela Vereadora Olga Brás, no dia 04 de abril de 2023, pelas 10h00, Sala Multiusos do Edifício Paço de Tavarede e contará com um momento musical proporcionado pela Sociedade de Instrução e Recreio de Lares.
Trata-se de uma exposição fotográfica constituída por cerca de 30 fotografias, que pretendem responder a duas questões: O que é a pobreza e como combatê-la? Reflexão realizada pelo Conselho Nacional de cidadãos/ãs, elementos que diariamente experienciam ou já experienciaram as dificuldades da privação económica.
Estas fotografias estão sujeitas a diversas leituras e interpretações e, por isso, mais do que imagens estereotipadas de pobreza, são retratos de vivências na primeira pessoa, de estados de alma e de cenários de extrema indignidade humana.
A Semana da Interculturalidade conta, igualmente, com uma iniciativa promovida pela Associação Viver em Alegria, designada: Conversas Interculturais. Esta decorrerá no dia 12 de abril, nas instalações da Associação, tendo por objetivo o envolvimento das famílias portuguesas e migrantes acompanhadas pelo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, resposta social dinamizada por esta entidade, por forma a promover uma reflexão sobre a parentalidade nas diversas culturas (Portugal, Brasil, Argentina, Colômbia e Angola), explorando as semelhanças e percebendo as diferenças existentes.
Associou-se, igualmente, a esta iniciativa a Cáritas Diocesana de Coimbra, procurando no dia 16 de abril, na freguesia da Marinha das Ondas, proporcionar um convívio entre os cerca de 800 imigrantes que aí residem e a população figueirense.
Neste dia, todos poderão usufruir de um almoço partilhado e de uma mostra de músicas e cantares que envolva as várias famílias migrantes da Marinha Ondas e famílias figueirenses que queiram participar, potenciando um dia de convívio e partilha.
Recorde-se que a Semana da Interculturalidade é uma iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN Portugal), desde 2014. Pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade é, também, uma excelente forma de combater a exclusão social, prezando valores como respeito, solidariedade, igualdade, cidadania e não discriminação.
Numa sociedade cada vez mais tomada pela globalização e crescente intolerância e discursos discriminatórios, é imperativo que a diferença e a diversidade garantam a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.