“Mil e uma noites” procura mulheres que escreveram no século XX

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (CAE) irá realizar, no próximo dia 5 abril, pelas 19h00, na Casa do Paço, um Encontro Aberto com a Comunidade no âmbito do projeto “Mil e uma Noites”, apresentado por Um Coletivo. De lembrar que “Mil e uma Noites” integra a “Odisseia Nacional”, do Teatro Nacional D. Maria II, uma coprodução com o Município da Figueira da Foz.

“Mil e uma noites” é um projeto artístico desenvolvido pela Um Coletivo, que procura resgatar do esquecimento a obra de mulheres portuguesas que escreveram no século XX, profissionalmente e de forma amadora.

Com este intuito, procuram-se mulheres, do concelho da Figueira da Foz, que tenham escrito diários, cartas, aerogramas, telegramas, postais para o marido, familiares ou como madrinhas de guerra durante a guerra colonial; mulheres que escreveram contos ou histórias por publicar; mulheres que conheçam lengalenga, rezas ou canções ligadas às profissões do mar; mulheres que dirijam ou tenham dirigido uma livraria local.

Este projeto integra a “Odisseia Nacional”, do Teatro Nacional D. Maria II. Uma iniciativa que, em 2023, estará presente em todas as regiões de Portugal, com centenas de propostas agrupadas em cinco programas: Peças (espetáculos), Atos (projetos de participação), Frutos (atividades para o público escolar), Cenários (eventos de pensamento), Nexos (formação), e ainda uma Exposição.

“Mil e uma noites” íntegra o programa Atos, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio