Bluepharma cria 100 postos de trabalho em Coimbra

A Bluepharma inaugurou, ontem, uma unidade industrial de produção de formas sólidas orais potentes, nomeadamente na área da oncologia. O investimento ascende a 30 milhões de euros e resulta numa fábrica única em Portugal e uma das maiores da Europa, na produção de medicamentos genéricos com estas características. Esta nova unidade de Eiras, Coimbra, cria mais 100 postos de trabalho, a maior parte dos quais altamente qualificados.

A cerimónia de inauguração contou com as presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e do Presidente da Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo. Estiveram também presentes diversas entidades nacionais e vários clientes internacionais da farmacêutica portuguesa.

A nova unidade industrial tem uma capacidade de produção anual de 300 milhões de unidades, em que mais de 90% é para exportação. A título de exemplo refira-se que o mercado nacional consome anualmente um total de 40 milhões deste tipo de cápsulas e comprimidos. Esta unidade de produção materializa o projeto ONConcept®, que juntou a Bluepharma numa parceria com duas empresas alemãs de referência, na área farmacêutica – Helm e Welding.

“Em Portugal, nos vários tratamentos oncológicos, consomem-se anualmente 40 milhões de unidades de soluções sólidas orais potentes, o que significa que com a utilização de medicamentos genéricos, como os que vão ser produzidos em Coimbra, o potencial de poupança para o Estado Português é de 80%, ou seja, 200 milhões de euros por ano” sublinha Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma.

“Além das poupanças para o Estado estamos perante um novo salto qualitativo na melhoria do acesso aos cuidados de saúde a nível mundial”, refere Paulo Barradas Rebelo. Recorde-se que a Bluepharma nasceu à 22 anos com uma unidade industrial que empregava 58 pessoas e que operava para o mercado nacional num grupo farmacêutico de 20 empresas. Atualmente, a Bluepharma tem delegações em 3 países (Angola, Moçambique e EUA) e exportou, em 2022, cerca de 88% da sua produção para mais de 40 países.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio