Projeto des.LIGA Para Um Natal Mais Saudável

No âmbito do projeto des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza, hoje e nos próximos dias 12, 14 e 19 de dezembro, a iniciativa ‘Natal Saudável’ e dois webinars.

A atividade ‘Natal Saudável’ irá realizar-se hoje e dia 12 de dezembro no Polo C e no Polo B, respetivamente, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). O principal objetivo da atividade passa pela consciencialização da quantidade de açúcar que escondem alguns alimentos aparentemente saudáveis. Assim, o grupo des.LIGA irá desafiar estudantes e professores a adivinhar a quantidade de açúcar que alguns alimentos contêm. A dinâmica é complementada com a leitura dos rótulos com o apoio do Descodificador de Rótulos da Direção-Geral da Saúde. Além desta atividade, o grupo irá entregar, de forma simbólica, envelopes com receitas ‘Natal Saudável’ (pratos típicos da época, confecionados com menos açúcar, sal e gordura).

Já no dia 14 de dezembro, decorre, pelas 17h30, através da plataforma zoom, um webinar sobre ‘Alimentação Saudável’ que vai contar com a participação da nutricionista Dr.ª Ana Carvalhas e da professora Marina Montezuma Vaquinhas.

Por fim, também em formato online, no dia 19, pelas 18h00, terá lugar mais um webinar, com o apoio da Associação Académica de Coimbra, desta feita sobre “Tabagismo e Cancro do Pulmão”. A sessão contará com a participação da Dr.ª Lourdes Barradas, Diretora do Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, em qualquer um dos webinars, através do preenchimento dos respetivos formulários disponíveis no site da LPCC, além de que ambos conferem o direito a Certificado de participação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 10% do total das calorias diárias consumidas devem ser provenientes do açúcar, sendo que o ideal é reduzir essa percentagem para 5%. Para uma melhor perceção da quantidade de açúcar nos alimentos processados e ultraprocessados, é importante ter em conta os rótulos. Os açúcares podem ser encontrados nos alimentos com diversas designações, nomeadamente açúcar, açúcar invertido, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, entre outros.

 Também de acordo com a OMS, através da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro, o consumo do tabaco é a principal causa de cancro, mas é evitável. O maior risco de cancro provém da combustão de tabaco ou do fumo do tabaco, tendo em conta que as substâncias mais tóxicas, incluindo as cancerígenas, são geradas durante o processo de combustão. O tabaco, principalmente quando fumado, causa diferentes tipos de cancro, sendo que o fumo também provoca cancro nos não fumadores que o inalam e nas crianças filhas de pais fumadores.

Recorde-se que o projeto des.LIGA – Departamento de Educação para a Saúde no Ensino Superior foi criado em 2011 e é um programa de voluntariado da iniciativa do NRC.LPCC. O projeto é desenvolvido em parceria com instituições e/ou associações de estudantes do ensino superior e outras entidades que promovam a intervenção cívica e o voluntariado jovem. Este projeto assenta no pressuposto que educar e informar os indivíduos e as comunidades sobre as relações entre estilo de vida e risco de cancro é o primeiro passo na prevenção primária do cancro.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio