“Portugal por dentro” – A nova aplicação (APP) para conhecer Portugal

A Figueira da Foz foi a cidade escolhida para a apresentação da APP “Portugal por dentro”, uma APP nacional, que visa promover o nosso território. A apresentação desta plataforma aconteceu ontem, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE) e deu a conhecer melhor os seus objetivos, parcerias e singularidades.

Esta plataforma tem a particularidade de trabalhar com técnicos de turismo de cada região, que auxiliam na criação de valor de todos os conteúdos. Esta partilha de saberes permite combater a desinformação associada a cada ponto turístico e a estabelecer contactos com parceiros vizinhos para completar a experiência na APP.

Segundo os responsáveis pela APP, “Portugal por dentro” é uma “plataforma direcionada para o turista, mas com foco no território, no seu potencial e nos seus agentes”. Mais do que locais e rotas, pretendem oferecer ao turista “experiencias, vivências, sabores e intercâmbios culturais”, diz Emanuel Ferreira, representante da APP “Portugal por dentro”.

Nesta aplicação, que olha “Portugal por dentro”, poderá encontrar:

Pontos turísticos: Locais a visitar e informações para os turistas lá chegarem. Estas informações podem ser acedidas offline através do descarregamento de um documento PDF. Emanuel Ferreira, acredita que no futuro poderá haver a possibilidade de integração de realidade aumentada, para mostrar ao utilizador como era antigamente o local que visita.

Rotas: Apresentação das melhores rotas, em várias regiões, passando por diversos pontos turísticos. Existem 9 modalidades de rotas, incluindo pedonal e náutica, por exemplo. Estas rotas são divididas em várias categorias, nomeadamente: temáticas, estradas, rios, natureza, religioso, militar, arquitetura, gastronomia, vinhos e regiões.

Sabores: Informações sobre os principais sabores característicos de cada concelho. Ao longo do tempo, cada sabor deverá ser apadrinhado por um restaurante que sirva aquela especialidade.

Alojamentos: O objetivo desta categoria passa por “mais do que oferecer dormida, oferecer experiências”, numa parceria com vários hotéis de cada região, refere o representante da App.

Caravanismo: Indica os locais de pernoita, através de uma parceria com o Clube Autocaravanista Saloio (CAS Autocaravanismo). Os caravanistas terão a possibilidade de saber se os locais são públicos, privados e que valências possuem.

Abrigos: O objetivo é minimizar as consequências mais graves dos acidentes fornecendo, assim, informação dos canais de emergência, orientação para a pessoa perdida e localização dos principais abrigos existentes. Neste momento, conta apenas com as informações do Parque Nacional da Peneda Gerês, região onde anualmente são registados vários casos de pessoas perdidas e a necessitar de resgate.

Avisos e recomendações: Informações úteis para os utilizadores.

Agenda: Fornece os principais eventos de referência de cada município.

Biblioteca: Traz a leitura para espaços comuns de lazer de cada município.

Lendas e tradições: Dá a conhecer aos turistas um pouco das tradições e lendas de cada região de Portugal.

Eventos: Eventos de animação local, desde, por exemplo, caminhadas, caças ao tesouro, rally paper ou peddy paper.

A aplicação já está disponível para Android e IOS.

APP Portugal por dentro
Palestra da APP Portugal por dentro
Palestra da APP “Portugal por dentro”
Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio