Requalificação da linha do Oeste que liga Sintra e Figueira da foz deverá estar concluída em 2023

As obras de requalificação da linha ferroviária do Oeste, que tem 215 Km e que liga Sintra à Figueira da Foz, e depois a Coimbra, já tiveram início, tudo indicando que podem ficar concluídas, em 2023, sendo que nessa altura, está previsto que os tempos e as condições de viagens, possam melhorar.


De referir que, desde a inauguração, há 134 anos, que esta linha, não registava obras de requalificação tão profundas, como as que está agora, a verificar-se.
Por exemplo, a viagem de comboio de Torres Vedras para Lisboa pode demorar, atualmente, 2 horas, visto que é feita, numa linha antiga, onde só circulam, as velhas locomotivas movidas, a gasóleo. O objetivo é que uma viagem que durava 2 horas, passe a ser feita, em metade do tempo, perto de 50 minutos, e com três vezes mais, comboios a circular.


Como referimos, atrás, a linha que tem 215 km de extensão e que liga Sintra – Figueira da Foz, e depois, a Coimbra, vai ser objeto de eletrificação e modernização da linha; alteração de sinalização e a eliminação de algumas passagens de nível, em perto de 90 km, até, às Caldas da Rainha. Segundo a Infraestruturas de Portugal, a obra está a ser feita, em diferentes fases, estando previsto o seu custo, em 155 milhões de euros.

Imagem: DR

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio