Festival da Sardinha começa hoje na Figueira da Foz e há uma novidade

A Rádio Foz do Mondego esteve, ontem, presente no almoço de apresentação do Festival da Sardinha, organizado pela Associação Figueira com Sabor a Mar, no Restaurante Marquinhas, nos Armazéns de Lavos. O Festival da Sardinha irá decorrer de 21 a 30 de junho, contando com 12 restaurantes aderentes:  A Cantarinha; Caçarola 1; Caçarola Dois; Casa Marquinhas; Casa dos Papagaios; Lota Nova; Pep’s; Bijou; Muralha Chafarica; Kamone bar e petisqueira; A Ver o Mar e Restaurante dos Armazéns.

O Presidente da Associação, Mário Esteves, enfatizou os já 37 anos de realização do evento, afirmando que, no início, “passámos tempos muito difíceis…mas a Associação Figueira com Sabor a Mar continua a primar pela qualidade, criatividade e inovação.” Nesse sentido, informou que este ano o Festival da Sardinha vai incluir uma novidade. Para além das entradas com sardinhas e da sardinha assada, o arroz de sardinha será o novo prato desta edição, promovendo também o arroz carolino do Baixo Mondego, bem como o sal marinho da Figueira da Foz.

Mário Esteves salientou ainda que, “a Associação Figueira com Sabor a Mar pretende transmitir tradições, histórias e valores”. Para terminar, deixou um convite a todos: “Venham à Figueira da Foz, venham até nós!”

De seguida, o Presidente da Assembleia Municipal, Engº José Duarte, fez um pequeno resumo da história do arroz de sardinha, salientando que “a gastronomia é atração, é socialização”, e que o Festival da Sardinha simboliza “os sabores e saberes de há muitos anos…”. Relembrou ainda que, “A gastronomia turística é um meio gostoso ou saboroso das pessoas viajarem”, deixando o reconhecimento e o agradecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação Figueira com Sabor a Mar ao longos destes anos.

O Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, José Coelho, agradeceu a escolha de Lavos para a realização do evento de apresentação do Festival da Sardinha, salientando a participação e a colaboração do Restaurante Marquinhas, terminando com “Lavos fica muito feliz por vos receber”.

Por fim, o Vereador da Câmara Municipal, Manuel Domingos, ressalvou os produtos da Figueira da Foz (a sardinha e o arroz carolino), indicando o arroz de sardinha como um produto típico da Figueira da Foz, afirmando que “usar o arroz com a sardinha, penso que é perfeito”!

Reforçou ainda que, “é um momento importante para as questões económicas da restauração” e “casar a sardinha, um produto que dignifica a Figueira da Foz, com o arroz, é uma excelente iniciativa, para além do também tradicional arroz doce”.

A apresentação contou ainda com a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, representada pelo Diretor Executivo António Santos, bem como com a presença dos parceiros do evento: Câmara da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Buarcos, Turismo Centro Portugal, Exe Wellington,  Delta, Aliança, Recheio, Padaria Pastelaria Dionísio, Interprev, Litofish, RMP , Silva Tomé, Gelcentro, Casino Figueira, Irmãos Norinho, Pato Real, Lugrade, DA PAVAL.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio