Freguesia de Moinhos da Gândara vence primeira edição do Concurso Gastronómico do arroz-doce

Este sábado, dia 02 de março, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi palco da primeira edição do Concurso Gastronómico do Arroz-Doce, uma iniciativa que segundo o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, “insere-se na estratégia de promoção do arroz e do arroz-doce no concelho”, divulgando uma relação que existe em todas as freguesias a este doce e que “devemos assumir e quisemos sinalizar” salientou.

O Concurso, que para Santana Lopes “não é só mais um”, decorreu durante a manhã e atraiu muitos curiosos ao Mercado Municipal, contou com a participação das 14 freguesias do concelho, que confecionaram arroz, obrigatoriamente proveniente de produtores do Concelho da Figueira da Foz.

Depois de uma prova cega, o júri, composto por cinco elementos: Mário Esteves (Associação Figueira com Sabor a Mar); Luis Matos (EPFF-INTEP); Raquel Maia (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz); Manuel Domingues (vereador da CMFF) e a Chef Mónica Gomes (Olaias, restaurante recentemente premiado na Gala do Guia Michelin, com um «Big Gourmand»), elegeu como vencedor o arroz-doce da freguesia de Moinhos da Gândara. O segundo lugar foi atribuído à a freguesia de São Pedro, o terceiro à de Bom Sucesso, o quarto à de Buarcos e São Julião e o quinto à de Vila Verde.

Para além dos 2500 euros de prémio pecuniário, a freguesia de Moinhos da Gândara terá a oportunidade de dar o seu arroz-doce a provar amanhã, na Bolsa de Turismo de Lisboa.

Gilberto Oliveira, presidente da junta de Freguesia vencedora, mostrou-se emocionado e “muito feliz pelas gentes de Moinhos que colocam sempre muito carinho e dedicação em tudo quanto fazem”. 

Informações: Câmara da Figueira da Foz

Imagem: Câmara da Figueira da Foz

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio