Começa hoje o Festival do Bacalhau na Figueira da Foz
De 17 a 26 de novembro realiza-se o Festival do Bacalhau e Seus Derivados, evento que encerra a 32.ª edição dos Festivais Gastronómicos da Figueira da Foz 2023, numa organização da Associação Figueira Sabor a Mar.
O festival vai decorrer em 12 restaurantes participantes na Figueira da Foz: a Casa Marquinhas, Restaurante Caçarola Dois, Restaurante Caçarola-1, Restaurante Pep`s, Casa dos Papagaios, Bijou Restaurante, A Cantarinha, Restaurante Diálogos, Restaurante dos Armazéns, Kamone Petisqueira, Restaurante A Ver o Mar e Restaurante Tirone.
É um festival que “desafia a criatividade dos chefes”, refere Carlos Sousa, membro da Direção da Associação Figueira Sabor a Mar. É uma “excelente oportunidade para provar o seu inconfundível sabor, numa época do ano em que o fiel amigo é ainda mais apreciado, pois é um prato obrigatório na ceia de Natal de todos os portugueses”, refere a Associação.
Além das várias formas de confecionar bacalhau, os restaurantes aderentes levam às mesas outros sabores derivados, que segundo Mário Esteves, presidente da Associação Figueira Sabor a Mar, “são excelentes petiscos e nem sempre muito divulgados”. Assim também não faltaram as caras de bacalhau (cozidas, grelhadas ou fritas), sames cozido com grão, línguas panadas ou de açorda, espinhas, arroz de línguas com grelos, pataniscas, bacalhau desfiado com cebola, ovas escalfadas, canja de bacalhau (conhecida entre os pescadores como a «sopa da ressaca») ou chora (massa e bacalhau).
O empresário lamenta não haver “uma maior participação da restauração nestes eventos”, embora a Associação Figueira Sabor a Mar “continue os seus desafios e acredita que estamos no caminho certo”, concluiu.