14º Aniversário das 5ªs de Leitura celebrado com José Jorge Letria – CANCELADO

José Jorge Letria, primeiro convidado das «5as de Leitura», de volta para comemorar 14º aniversário do projeto.  

José Jorge Letria, foi o primeiro convidado do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as. de Leitura» que teve início em 2009, no âmbito de um projeto dinamizado pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás (BPMPFT), com o apoio do Programa Gulbenkian da Língua Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.

O jornalista, poeta e dramaturgo, está de regresso à Figueira da Foz dia 16 de novembro, pelas 21h30, para comemorar o 14º. Aniversário de uma iniciativa cultural que tem trazido à Biblioteca Municipal e a outros espaços culturais municipais, dezenas de autores nacionais e internacionais.

A sessão, com entrada livre, será, como habitual, moderada pela professora e crítica literária Teresa Carvalho e contará com momentos poéticos protagonizados por elementos do Pateo das Galinhas -Teatro de Bico.

Ao longo de 14 anos passaram pelas sessões das «5as de Leitura», realizadas habitualmente, uma vez por mês, nas noites de quinta-feira, mais de uma centena de autores, criadores, jornalistas e pensadores com obra publicada.

Dos mais conhecidos a escritores estreantes, vencedores de prémios literários, locais e nacionais, “todos têm cumprido o compromisso de ajudar a promover e incentivar a leitura”, refere a Câmara da Figueira da Foz em comunicado.

Recorde-se que José Jorge Letria nasceu em Cascais, onde foi vereador da Cultura entre 1994 e 2002. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE (conto e teatro), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona (Espanha), o Prémio Internacional UNESCO (França), o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa (duas vezes), o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte (São Paulo- Brasil), o Prémio Ferreira de Castro de Literatura Infantil ( três vezes) e  com o Prémio “O Ambiente na Literatura Infantil”(três vezes).

 O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia “O Fantasma da Obra”. Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade.

É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC.

 5ªs de Leitura - José Jorge Letria
5ªs de Leitura – José Jorge Letria

ATUALIZAÇÃOA sessão comemorativa do 14.º aniversário do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as de Leitura», agendada para dia 16 de novembro, encontra-se cancelada devido a situação imprevista, relacionada com a cirurgia a que foi recentemente submetido o Doutor José Jorge Letria.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio