Centro Comunitário de Inserção mobiliza comunidade para a Semana da Erradicação da Pobreza

No âmbito da Semana da Erradicação da Pobreza, o Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas Coimbra está a promover um conjunto de atividades e ações com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade na luta contra a pobreza e desigualdade social. As iniciativas decorrem de 9 a 13 de outubro e procuram mobilizar esforços em prol de um futuro mais justo e igualitário para todos.

Durante toda esta semana, o CCI intensificou as suas habituais atividades educacionais e de consciencialização através de workshops, exposições, debates e palestras que abordam questões relacionadas com a pobreza e as suas causas. O objetivo é fornecer informações precisas e incentivar a reflexão sobre como cada indivíduo pode contribuir para a erradicação da pobreza na sua comunidade.

No dia 9 de outubro, o Centro Comunitário inaugurou a exposição “Histórias com Vida” que mostra à população a imagem real da pobreza com que os técnicos do CCI e do SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) se deparam diariamente no seu trabalho. O local escolhido para a exposição não foi um mero acaso. A sala da Estação Nova de Coimbra funciona como a “sala de estar”, uma vez que, muitas das pessoas em situação de sem abrigo, ou outros que têm a sorte de ter um espaço para pernoitar, não podem receber os seus amigos e por isso fazem deste espaço, na estação, o seu local de convívio e partilha. A exposição estará patente até ao dia 13 de outubro para todos os que a queiram visitar. A inauguração contou com a presença da Vereadora da Educação e Ação Social, Ana Cortez Vaz, e do Presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco.

Numa ação conjunta entre o CCI e a área de Serviço Social da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, realizou-se a 10 de outubro um debate colaborativo e democrático sobre as medidas que podem contribuir para corrigir ou mitigar as causas e consequências da pobreza. Esta parceria surgiu no âmbito das Comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e pelo compromisso conjunto de contribuir para a concretização dos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Segindo a Cáritas de Coimbra, a intenção foi reunir os estudantes de Serviço Social e profissionais com foco direto na intervenção social na Baixa de Coimbra. Foram lançadas três questões iniciais para serem debatidas entre todos os participantes, com especial enfoque na opinião da população estudantil.

O CCI convidou algumas instituições da Baixa para que pudessem partilhar com os estudantes o modo como intervêm na área social, mas também para poderem ouvir sugestões de novas formas de atuação nesta zona. Presentes estiveram Paulo Pereira da AMI; Sónia Vinagre da ANAI; Dora Rigueiro da Associação Integrar; Marta Santos da Equipa Reduz da Cáritas de Coimbra; Dalila Salvador da Casa Dignidade – ADFP; Sandra Campos do Jardim 25 de Abril; Lúcia Mariano da Casa Abrigo Padre Américo e Lúcia Duarte da ACERSI. Como moderadoras, e em representação do CCI, estiveram Rosário lopes, Irís Barbosa e Sandra Varela. No final da manhã de trabalho foram apresentadas as ideias principais que serão posteriormente lançadas numa newsletter publicada pela Faculdade de Psicologia.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio