Filme «Terra Nova» e exibição no CAE

O filme «Terra Nova», realizado por Artur Ribeiro, vai ser exibido dia 15 de outubro pelas 16h30, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espectáculos, no âmbito do plano de atividades que integram a exposição “O Mar é a Nossa Terra”.

A exibição deste filme cuja estreia aconteceu a 19 de março de 2020, conta com um leque de conhecidos artistas de renome nacional, conhecidos do grande público e cuja presença já está confirmada para a sessão de 15 de outubro, com posterior diálogo com o público após a projeção do mesmo.

«Terra Nova» assume-se com um filme que mantém estreitas relações com a vida de muito homens do mar do concelho da Figueira da Foz que encontraram na pesca do bacalhau a forma de garantirem o sustento das famílias que os viam partir, sem certeza do seu regresso. Uma vida assumidamente dura.

Com realização de Artur Ribeiro e baseado na obra «O Lugre» de Bernardo Santareno conta a história do lugre bacalhoeiro Terra Nova, quando num mau ano de pesca, o Capitão decide arriscar numa rota nunca antes navegada até à Gronelândia.

Enquanto a tripulação luta contra tempestades e o frio do Atlântico Norte, seguimos o drama de Albino (Pedro Lacerda), um pescador que caiu em desgraça após um naufrágio, e é agora considerado “má-sorte” para os lugres onde embarca. Albino tenta proteger Miguel (Miguel Partidário), um jovem órfão que o admira, apesar do antagonismo de alguns pescadores. Com as dificuldades crescentes da viagem, o conflito intensifica-se e Albino receia que se o mar não o matar, talvez um deles o faça, se ele não os matar primeiro. Apesar do Capitão (Virgílio Castelo) liderar o navio com pulso de ferro, não consegue evitar um motim que compromete o objetivo da viagem, lançando homens contra homens, num conflito que surpreende Bernardo (Vítor D’Andrade), um médico que faz a sua primeira viagem e que se encontra dividido entre a solidariedade para com os pescadores e o respeito pela autoridade do Capitão.

No centenário do nascimento de Bernardo Santareno, que se celebra este ano, a proposta deste filme é trazer para o grande ecrã o que poderá ser considerada a última epopeia trágico-marítima de Portugal. Todavia, este não é um documentário sobre a pesca do bacalhau: é um drama humano.

Está confirmada a presença de Miguel Borges, João Craveiro, Paulo Manso, Ricardo de Sá e a figurinista Suzie Peterson.

A entrada é gratuita, sujeita a levantamento no CAE.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio