Francisca Jorge e Matilde Jorge nos quartos de final do Figueira da Foz Ladies Open

As irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge apuraram-se, na tarde de ontem, para os quartos de final de pares do Figueira da Foz Ladies Open, ITF de 100.000 dólares organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz, entre 23 e 30 de julho, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde a jornada começou com a derrota de Elizabet Hamaliy em singulares.

Principais candidatas à vitória, Francisca Jorge (132.ª classificada no ranking mundial de pares) e Matilde Jorge (140.ª), iniciaram a campanha com um triunfo por 7-6(0) e 6-4 contra Irene Burillo Escorihuela, de Espanha, e Francesca Curmi, de Malta.

Apesar de ter ficado resolvido em dois sets, o encontro obrigou as duas melhores tenistas portuguesas da atualidade — vice-campeãs do Porto Open no sábado — a trabalhos extra na primeira partida, na qual estiveram em desvantagem por 2-5 antes de consumarem a reviravolta no tie-break.

Já com quatro títulos erguidos este ano em nove finais, e um total de 12 enquanto parceiras no circuito internacional, as irmãs nascidas em Guimarães procuram, na Figueira da Foz, mais um título. Três meses antes foram finalistas de uma prova semelhante no Jamor, onde se estrearam nesta categoria.

Ultrapassado o primeiro obstáculo da semana, Francisca Jorge e Matilde Jorge terão como adversárias nos quartos de final Isabelle Haverlag (Países Baixos) e Yuriko Lily Miyazaki (Japão).

Em sentido contrário, Elizabet Hamaliy foi eliminada ao lado da norte-americana Baylen Brown (que vive em Portugal há vários anos e treina no CETO, em Oeiras). Esse encontro, que terminou com os parciais de 6-1 e 6-1 favoráveis às polacas Urszula Radwanska e Katarzyna Kawa, aconteceu horas depois da tenista portuguesa, de 22 anos, ter sido a primeira representante nacional a entrar em ação nos singulares.

Convidada para o quadro principal, a jogadora do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (atualmente sem classificação mundial depois de uma paragem de 15 meses para curar lesões num joelho e numa canela) lutou durante 3h13, até que saiu derrotada pelos parciais de 7-5, 5-7 e 6-3 frente à suíça Chelsea Fontenel (1025.ª), que já tinha vencido dois encontros na fase de qualificação.

Sempre atrás do marcador, Hamaliy lutou muito, recuperou no marcador no primeiro set e salvou um match point no segundo parcial para amealhar os derradeiros três jogos, mas no set decisivo não conseguiu recuperar da quebra de serviço sofrida logo no arranque.

“Foi um encontro muito difícil e bem disputado dos dois lados. Gostei da forma como joguei e foi pena no terceiro set ter começado mal, porque tive 30-0 no meu jogo de serviço e depois na resposta, mas não consegui aproveitar. No final também tive algumas oportunidades para fazer o 4-5, mas o nervosismo levou a melhor e infelizmente não consegui fechar o jogo. O ténis é assim”, afirmou em conferência de imprensa após o braço de ferro.

Destacando “principalmente a maneira de estar dentro do campo”, a jovem de 22 anos explicou que precisou de “controlar as emoções” criadas por um encontro que aconteceu num court central com bancadas cheias e transmissão televisiva. E concluiu o raciocínio com a certeza de que a passagem pelo Tennis Club da Figueira da Foz “só me deu coisas positivas e ainda mais motivação para continuar a trabalhar.”

Se o primeiro encontro do dia no palco principal do torneio se transformou numa grande batalha, o segundo não foi diferente: a russa Alina Korneeva, de apenas 16 anos, surpreendeu a segunda cabeça de série, a britânica Harriet Dart, e venceu por 7-5, 5-7 e 7-6(4) em 2h50 depois de salvar um match point.

Chegada à Figueira da Foz como a melhor tenista júnior de uma época em que venceu o Australian Open e Roland-Garros e ainda alcançou as meias-finais de Wimbledon, resultados que a catapultaram para a liderança do ranking mundial de sub 18 no mês em que celebrou o 16.º aniversário (ou seja, ainda nem está no primeiro ano do escalão), Korneeva já tinha celebrado duas vitórias no qualifying.

E o tempo passado no court durante o fim de semana ajudou-a a lidar melhor com as condições ventosas, demonstrando menos frustração do que a adversária britânica, tão instável no lançamento da bola para o serviço quanto errática num dia difícil para ambas.

Atualmente no 326.º lugar do ranking, mas já com a garantia de melhorar essa classificação como consequência da campanha na Figueira da Foz, Alina Korneeva medirá forças na segunda ronda com a vencedora do encontro da sessão noturna desta terça-feira, entre a japonesa Haruka Kaji e a russa Anastasia Tikhonova.

A primeira eliminatória do Figueira da Foz Ladies Open ficará concluída na quarta-feira, jornada que no court central lançará a jogo a tenista com melhor palmarés entre todas as participantes e as duas melhores portuguesas da atualidade: Kristina Mladenovic, ex-top 10 mundial de singulares e número um mundial de pares, enfrenta Sarah-Rebecca Sekulic às 11 horas, encontro ao qual se segue o de Francisca Jorge (a número um portuguesa) com Georgina Garcia-Perez, espanhola que venceu a edição de 2020 deste mesmo torneio, ainda como 25.000 dólares. Não antes das 18h, Matilde Jorge tentará surpreender a primeira cabeça de série, Jacqueline Adina Cristian, que já foi top 60 e jogou uma final WTA no final de 2021, antes de uma lesão no joelho a afastar durante meio ano.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio