Santo António: de generoso a casamenteiro… será que ainda pratica alguma destas tradições?

Os santos populares trazem com eles várias tradições que marcam esta altura do ano. O Santo António abre as festividades e, apesar de não ser o padroeiro da cidade, a Figueira da Foz não deixa de lado a tradição e as celebrações. Para que fique a par de tudo a Rádio Foz do Mondego reuniu algumas das memórias e superstições envoltas neste Santo.

Manda a tradição que se guarde o Pão de Santo António. Este é benzido e deve ser guardado durante um ano para ser comido no ano seguinte, no dia 13 de junho, para que nunca falte comida em casa. Esta tradição é já um hábito comum na Figueira da Foz. Ontem, a cidade foi palco de um arraial no Pátio de Santo António, localizado no Largo Silva Soares, e para quem ainda seguir este costume, hoje, às 15h30 haverá missa solene com a bênção e a distribuição simbólica de pães e cravos.

Já para os que procuram o amor, Santo António, que também é conhecido como um santo casamenteiro, pode dar um empurrão. Não faltam superstições em torno deste santo.  

Reza a lenda que quem atira uma moeda à estátua do Largo de Santo António da Sé, em Lisboa, (onde também está a igreja com o mesmo nome) irá ser feliz na sua relação ou encontrar o amor em breve. Mas atenção, para isso é preciso que a moeda caia no livro que o Santo tem na mão.

Uma outra crença, talvez mais fácil de concretizar, é colocar a imagem de Santo António no frigorífico. Enquanto ele não conseguir um novo “amor” para a pessoa, ficará lá de castigo. Há até quem ache que colocar a figura do santo de cabeça para baixo dentro de um copo com água, dá o mesmo efeito. Será que dá resultado?

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio