Carnaval invade a Figueira da Figueira da Foz

Depois de meses de preparação e longas noites “mal dormidas”, escolas de samba, grupos alegóricos e foliões saem este fim-de-semana à rua para festejar o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz. Considerada um dos “melhores sambódromos naturais” do país, a Avenida do Brasil, em Buarcos, vai ser inundada de cor e fantasia

Diz o provérbio que a vida são dois dias e o Carnaval três, mas em Buarcos/Figueira da Foz, o programa das festas já se faz sentir há cerca de um mês e ainda promete mais um fim-de-semana com quatro eventos inesquecíveis.

As celebrações contam com as altezas da “casa”, a rainha Sónia Sargento – cargo que repete 30 anos depois da primeira “coroação” – e o rei Tomané – um homem bem habituado a toda a logística do evento em que vai reinar. Os padrinhos da festa serão Marion Pereira e David Silva, personalidades ligadas ao samba e à alegria carnavalesca.

O programa do auge deste Carnaval 2023 começou já hoje, dia 17 de fevereiro, com o já tradicional desfile de carnaval infantil, um dos eventos mais apreciados por pais, professores e alunos dos estabelecimentos pré-escolares e de primeiro ciclo do concelho da Figueira da Foz. A edição deste ano com 24 escolas e cerca de 1 800 crianças, segundo a organização do evento

No sábado, dia 18 de fevereiro, será a vez das três escolas de samba do concelho apresentarem na avenida os enredos preparados para 2023. O recinto do desfile noturno (começará pouco depois das 21h30) seguirá a mesma linha do ano de 2022, acontecendo na Avenida do Brasil, com entrada pela zona da Rotunda do Pescador e Largo da Lapa. O acesso custa 2€ e permite apreciar o desfile das escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso.

Este desfile de sábado é também o momento em que os jurados nomeados para o efeito realizam a apreciação, votação e classificação das três escolas, num processo cujo resultado será conhecido apenas na terça-feira à noite, na festa de entrega dos prémios de Carnaval.

Relativamente aos enredos escolhidos, a escola de samba Novo Império vai apresentar “Quanto a dinheiro, temos todos a mesma religião”, e a escola Unidos do Mato Grosso leva à avenida o desfile “Namasté à Índia”. “Rainha no País das Maravilhas” é o tema escolhido pela escola de samba A Rainha.

Estas mesmas três escolas voltam a entrar em ação no domingo, a partir das 14h30, já integradas no grande desfile de Carnaval que envolve também coletividades, grupos, junta de freguesia de Buarcos e São Julião e foliões espontâneos. O alinhamento prevê que o primeiro conjunto a entrar na avenida seja o grupo A Tua Cara, oriundo da cooperativa cultural com o mesmo nome residente na sede do grupo caras direitas, em Buarcos, com o tema “debaixo d’água”. Avança depois o Grupo Cáritas Infante D. Pedro, que promete levar à avenida os “Deuses do Mar”.

Segue-se a primeira escola de samba da tarde, o gres Unidos do Mato Grosso, imediatamente antes da entrada em “campo” do grupo Instrução Musical da Fontela (samba no pé), que pretende recontar “A história da carochinha”.

“Fruta ou chocolate” vai ser o mote do desfile do Grupo Recreativo e Desportivo da chã, que abre depois alas para a passagem da escola de samba Novo Império.

A Sociedade Instrução e Recreio de Lares seguirá na avenida, com o tema “A taberna, do medieval ao actual”. A fechar os grupos desta primeira tarde de Carnaval surge a centenária Colectividade de Buarcos, o GIS (grupo instrução e sport), com o tema “A agulha e o dedal”.

A última escola a desfilar nesta primeira tarde será A Rainha imediatamente antes do carro alegórico da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião que promete a dose certa de irreverência com o tema “Os milhões a voar e o Zé a pagar”. A fechar o desfile, como habitualmente, surge o carro dos reis e dos padrinhos do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz 2023.

Este desfile, com entradas situadas nos topos norte (Rotunda do Pescador), sul (Rotunda do Galante) e sensivelmente a meio (Largo da Lapa), desenvolve-se de sul para norte e terá um valor de entrada de 5€, por pessoa. Para evitar congestionamentos de trânsito, a organização recomenda aos visitantes que procurem estacionar no Parque da Avenida de Espanha (conhecido como Parque das Gaivotas, junto à Torre do Relógio), ou nas áreas de estacionamento existentes a norte, na zona de Buarcos/Tamargueira.

Na terça-feira, dia 21, repete-se a dose de domingo, apenas com alteração da ordem de desfile das escolas de samba.

Com um orçamento superior a 100 mil euros, parcialmente comparticipados diretamente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz espera atrair à cidade mais de 25 mil pessoas nos quatro últimos eventos da programação.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio