«Terças com Poesia» com Filipa Leal

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, recebe, dia 29 de novembro, pelas 21h30, para mais uma sessão de «Terças com Poesia», a poeta, jornalista e argumentista Filipa Leal. Com uma vasta obra literária publicada, Filipa Leal apresenta, na RTP2, com Pedro Lamares, o programa de literatura «Nada Será Como Dante».

Filipa Leal nasceu no Porto em 1979. Tem 12 livros publicados (desde 2003), entre os quais «A Cidade Líquida» e «O Problema de Ser Norte» (ed. Deriva), ou os mais recentes «Vem à Quinta-feira» e «Fósforos e Metal sobre Imitação de Ser Humano» (ed. Assírio & Alvim), ambos finalistas do Prémio Correntes d’Escritas e Semi-Finalistas do Prémio Oceanos. Está editada em Espanha («La Ciudad Líquida», ed. Sequitur, Madrid, 2010); na Colômbia («En los días tristes no se habla de aves», ed. Tragaluz, Medellín, 2016); e em França (com a plaquete “La Ville Oubliée”, ed. Cahiers de l’Approche, Angoulême, 2021). Em 2022, saiu a sua primeira edição no Brasil («A Cidade Líquida», ed. Moinhos, Belo Horizonte, 2022).

Formada em Jornalismo pela Universidade de Westminter (Londres), é Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Está representada em várias antologias em Portugal e no estrangeiro (Grécia, Espanha, Venezuela, México, Bulgária, Holanda ou Eslovénia). Em 2010, teve um dos seus poemas exposto no Metro de Varsóvia, na iniciativa «Poems on the Underground». Em 2012 e 2014, representou Portugal em encontros literários na Alemanha – no Festival de Poesia de Berlim 2012 e na Conferência dos Escritores Europeus 2014/Long Night of European Literature, no âmbito da qual fez uma leitura dos seus poemas no Deutsches Theater. Em 2016, o seu poema “Hoje, também os carros dançam” integrou uma instalação sonora europeia na British Library, em Londres. Em 2021, a compositora colombiana Mónica Giraldo adaptou um poema seu do livro «O Problema de Ser Norte» (“Digo-te por Isso”/ “Te Digo por Eso”) que interpreta no álbum “Hubo un Tiempo”.

Poeta, jornalista e argumentista (destaque para o guião do filme “Jogo de Damas”, com a realizadora Patrícia Sequeira – Prémio de Melhor Guião nos Festivais de Cinema do Chipre e de Copenhaga), apresenta atualmente, com Pedro Lamares, o programa de literatura “Nada Será Como Dante” na RTP2.

A iniciativa «Terças com Poesia» é dirigida ao público em geral, tem entrada livre, contudo sujeita à lotação da sala.

Cartaz «Terças com Poesia» com Filipa Leal

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio