CENTRO DE ARTES E ESPETÁCULOS COMEMORA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz comemora no próximo dia 1 de junho 20 anos de existência.

Ao longo da sua história, muitos foram os eventos que aqui tiveram lugar, quer nas várias vertentes artísticas como a música, a dança, o teatro e o cinema, quer no que diz respeito a congressos, seminários e reuniões, e ainda diversas exposições de pintura, escultura, desenho, fotografia, ilustração, entre outras.
Para assinalar os 20 anos de existência, o CAE preparou uma programação especial, com a realização de diversos eventos para variados públicos.

Assim, no dia 1 de junho, o grande destaque vai para o concerto de Matias Damásio a ter lugar, pelas 21h30, no Parque das Abadias.
Ainda no dia 1, e porque também se comemora o Dia Mundial da Criança, tem lugar no Grande Auditório a peça infantil «FELIZ ANIVERSÁRIO», pelo Teatro Infantil de Lisboa, com sessões pelas 10h30 e 14h30.
Pelas 18h30 deste dia, serão inauguradas as exposições «UM PROJETO COM MEMÓRIA», tendo por base os estudos para o edifício do arquitecto Luís Marçal Grilo, «LUZ PARA AS ABADIAS» e «LUZ PARA AS ABADIAS – 20 ANOS DEPOIS», ambas da autoria da fotógrafa Luísa Ferreira, que estarão patentes até 28 de agosto.

Na sexta-feira, 3 de junho, o cinema estará em destaque com uma sessão especial com o filme «DISPONÍVEL PARA AMAR», de Wong Kar-Wai. Segue-se, pelas 23h00, no Jardim Interior, um concerto com DR. SEIGAN, um projecto musical figueirense de Victor Bertier.

Sábado, dia 4 de junho, realiza-se, em várias artérias da cidade, pelas 15h00, o evento PANDEMÚSICA, desfile de 18 bandas filarmónicas pela cidade, que culmina com uma actuação, em conjunto, no Parque das Abadias. Ao todo serão cerca de 800 músicos a desfilar.Ainda neste dia, pelas 21h30, é a vez de António Zambujo apresentar, no Grande Auditório, o seu espectáculo «VOZ E VIOLÃO», que se inspira no nome de um dos discos da sua vida, «João Voz e Violão», de João Gilberto.

A finalizar este fim-de-semana de aniversário, domingo dia 5 de junho, das 10h00 às 18h00, a animação infantil, com insufláveis, estará presente no ABADIAS KIDS FEST, no Parque das Abadias e, pelas 17h00, no Grande Auditório, está agendada a actuação do RANCHO DAS CANTARINHAS DE BUARCOS com um grupo folclórico convidado.

Ao longo do mês de junho, decorrerá, ainda, neste âmbito, diversas actividades como uma RESIDÊNCIA ARTÍSTICA com Ewerton Oliveira (músico e compositor brasileiro), Sara Alhinho (cantautora de Cabo Verde) e Rita Ruivo (cantora figueirense), de 6 a 12 de junho. Esta residência tem como tema «Fado, Morna e Samba: Património [Musical Lusófono] da Humanidade» e tem como objectivo a criação artística, com a partilha de saberes e a criação de uma dinâmica artística na cidade.
Esta residência culmina com um concerto final, no dia 10 de junho, pelas 18h00, no jardim interior do CAE e, dia 12 de junho, pelas 17h00, no coreto do Jardim Municipal. Ewerton Oliveira estará no CAE até dia 19 de junho ministrando vários workshops de música para crianças e visitando lares e centros de dia.

No dia 10 de junho, será a vez dos Urban Sketchers descobrirem os diversos espaços do CAE, servindo estes de inspiração aos desenhos que dedicarão a este edifício.

No âmbito da programação infantil, destaque para «Música para Bebés», no dia 12 de junho, pelas 11h00, dinamizado pela Escola de Artes do CAE; dia 18, pelas 17h00, a ópera «PICA-PAU AMARELO», da companhia Ópera ISTO e, dia 19, pelas 11h00, cinema infantil com uma selecção de curtas-metragens a cargo da associação Plutão de Verão.
Por falar em cinema, destaque para a exibição, no dia 17 de junho, pelas 21h30, do filme «PARIS 13», de Jacques Audiard, uma inovadora história de amor que aborda a forma como jovens adultos interagem e constroem a sua identidade.

Cartaz do Aniversário do CAE
Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio