Figueira da Foz acolhe comemorações nacionais do Dia do Museólogo
No ano em que comemora 130 anos da sua fundação por António dos Santos Rocha, e poucos dias após a entrada para a Rede Portuguesa de Museus, o Museu Municipal Santos Rocha (MMSR) foi escolhido pela Associação Portuguesa de Museologia – APOM para a realização das comemorações do Dia do Museólogo, que se assinala a 29 de abril.
Este é o segundo ano que a APOM, primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal (1965), comemora esta data, tão importante para os profissionais e estudantes de museologia.
A iniciativa pretende ser um momento de partilha de saberes e histórias e de reconhecimento e homenagem a diversas personalidades da área da museologia.
As comemorações terão início no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, pelas 11h00, com as intervenções dos Presidentes da APOM e do Município da Figueira da Foz, João Neto e Pedro Santana Lopes, respetivamente. Pelas 12h00 decorrerá uma visita ao MMSR, seguida de almoço, livre.
No período da tarde, pelas 14h30, João Neto abrirá os trabalhos e pelas 14h40, Isabel Cruz Almeida apresentará a comunicação «O Legado do Museólogo António Augusto Gonçalves», seguida de Manuela Silva (Chefe de Serviços de Museu e Núcleos CMFF) com «O Dr. Santos Rocha fundador do Museu». Pelas 15h00, Maria Figueira, doutoranda e investigadora no MMSR apresenta «Museólogo hoje – desafios e expectativas: a visão dos jovens».
Pelas 15h10 decorrerá a entrega de diplomas aos homenageados e as respetivas intervenções, que encerrarão os trabalhos.
A participação é gratuita, sujeita à lotação da sala.