Dia da Mulher dedicado à prevenção do Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março) através da sensibilização para a prevenção dos cancros mais incidentes na mulher e da realização de um ciclo de Workshops. Os mesmos irão ocorrer nos dias 7 e 8 de março, nas várias extensões do Movimento Vencer e Viver – Movimento de apoio à mulher, familiares e amigos, desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.

Em Coimbra, o Workshop terá lugar no dia 8 de março, às 17h30, na sede da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A iniciativa é gratuita e presencial e envolve voluntárias, utentes e profissionais. As temáticas abordadas incidem sobre a sexualidade, cuidados de beleza, micropigmentação, exercício físico, linfedema, recuperação pélvica, expressão dramática, entre outros.

De recordar que dos 60.467 novos casos de cancro diagnosticados em Portugal em 2020, 26.673 (44%) eram mulheres. A Organização Mundial da Saúde dá conta de que o cancro da mama, colorretal, pulmão, tiroide e do colo do útero são os cinco tipos de cancro mais comuns em mulheres. Nota ainda para o cancro do ovário que, não sendo dos mais incidentes, é “silencioso” e o seu diagnóstico é, normalmente, realizado em estado avançado, pelo que se aconselha uma vigilância regular pelo ginecologista.

Existem, no entanto, formas de condicionar o aumento de novos casos de cancro. Sabe-se que cerca de 40% dos cancros podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida e a participação em programas de rastreio.

As informações referentes a cada um dos Workshops e o formulário de inscrição estão disponíveis em http://bit.ly/3Z6oZ7k.
 


Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio