Cáritas Coimbra faz integração de voluntários no projeto Pharaon

Trinta voluntários estiveram presentes em 6 webinares, que decorreram a 24 de agosto e 7 de setembro, e que deram início à sua integração no projeto Pharaon, implementado na Cáritas de Coimbra.

Os voluntários irão contribuir para o primordial objetivo deste projeto, que consiste em promover o envelhecimento ativo e saudável através da integração de serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas. Através das suas ações, os voluntários proporcionarão aos adultos mais velhos oportunidades de aprendizagem, criação de novas memórias, estimulação cognitiva e o combate ao isolamento e à solidão. 

Existirão dois grupos, conforme a preferência e disponibilidade dos voluntários. Um dos grupos irá fazer de voluntariado remoto, apoiando a dinamização de uma rede social segura, a SENTAB, criando conteúdos nas várias comunidades online com tópicos de interesse para os adultos mais velhos e interagindo com todos os que têm acesso a esta rede social.

O grupo de voluntariado presencial irá propor temas para atividades que serão realizadas e realizadas por eles nos diversos centros da Cáritas de Coimbra com participantes do projeto Pharaon. Estas atividades podem ter as mais diversas temáticas como música, teatro, pintura, contar histórias, formações sobre medicação, estilos de vida saudáveis, entre outros. Os voluntários de regime presencial pode também utilizar a SENTAB para comunicar e divulgar estas atividades entre os vários centros.

A Cáritas de Coimbra agradece a disponibilidade, o interesse e o entusiasmo demonstrado pelo grupo de voluntários, motivados para melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos, mostrando o importante papel que a comunidade tem para atingir este objetivo. Até ao início das atividades estão a ser realizadas mais 4 sessões de integração de voluntários que depois receberão formação e mais informações sobre o projeto Pharaon.

Os interessados em fazer parte desta iniciativa poderão entrar em contacto com a equipa do Projeto Pharaon através do e-mail: pharaon360@caritascoimbra.pt. Podem também obter mais informações sobre o projeto em https://www.pharaon.eu/ (inglês) ou https://caritascoimbra.pt/project/pharaon/ (português).

O projeto Pharaon – Pilots for Healthy and Active Ageing pretende desenvolver plataformas integradas que permitam um atendimento personalizado e otimizado de saúde e assistência social, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas próximas a sua área de residência. Além disso, pretende fomentar a sua participação ativa na preservação do meio ambiente. Para tal, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188. 

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio