“Desafio 5Km”: aceita?

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assinala, este ano, o Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro) com o “Desafio 5Km”, em parceria com a União Internacional para o Controlo do Cancro (UICC). A iniciativa visa mobilizar a população para um objetivo comum: alertar para a importância do acesso a cuidados mais justos.

A iniciativa da LPCC consiste em completar cinco quilômetros de bicicleta, a nadar, a correr ou, simplesmente, a caminhar. Depois de concluir o exercício, o objetivo é publicar a conquista dos 5 km nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e desafiar cinco amigos a fazer o mesmo e a divulgar a mensagem. Somando o total de iniciativas dos participantes, pretende-se alcançar os 40.075 km, distância que representa o perímetro da Terra. Para tal, são necessárias 8.015 participações.

O cancro afeta muitas pessoas, mas nem todos têm acesso aos cuidados de que necessitam e é imperativo chamar a atenção para a necessidade de se garantirem “cuidados mais justos” para todos, por isso, “queremos que esta ideia dê a volta ao mundo”, afirma o presidente da Direção da LPCC, Eng.º Francisco Cavaleiro de Ferreira.

A campanha “Por cuidados mais justos” é construída para inspirar mudanças e mobilizar ações e, sendo uma campanha trianual, constitui um fio orientador para trabalhar um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024). Este ano é a oportunidade para unir vozes e entrar em ação mobilizando amigos, familiares, colegas e vizinhos incentivando-os a realizarem o “Desafio 5Km” ou, simplesmente, a inscreverem-se como voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Dia Mundial do Cancro (DMC) foi criado a 4 de fevereiro de 2000, na “World Summit Against Cancer for the New Millenium”, realizada em Paris, e assinala-se anualmente por iniciativa da UICC. Capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública, consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são estes os objetivos que sustentam o foco do DMC.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio