Transplante Inovador é Feito nos Hospitais de Coimbra

O primeiro transplante cardíaco, na região Centro, efetuado a um doente portador de Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) de longa duração, foi realizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). A entidade anunciou, ontem, que a cirurgia foi “um sucesso”.

Em comunicado, o CHUC revelou que o homem, de 48 anos, com grave hipertensão arterial pulmonar, foi submetido a um procedimento “inovador e altamente diferenciado” pela equipa do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação (CCT), liderado por David Prieto.

O doente estava a ser acompanhado naquele serviço desde 2020 e já tinha sido “avaliado noutros centros em Portugal e considerado não ter condições para ser transplantado devido a uma grave hipertensão arterial pulmonar (HTP), considerada irreversível”, acrescenta a nota do hospital. Após a implementação de um dispositivo de assistência ventricular de longa duração, o paciente foi transplantado em maio, sendo considerado pelo serviço hospitalar “uma história de sucesso, que reflete bem a resiliência dos doentes e a excelência” do CHUC.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio