DESCOBERTA DE NOVAS PEGADAS REVELA TER EXISTIDO GRANDE VARIEDADE DE DINOSSAUROS NA FIGUEIRA DA FOZ

Um estudo publicado, recentemente, na revista científica ‘Palaeoworld’ reporta a descoberta de novas pegadas de dinossauros carnívoros do Jurássico, no Cabo Mondego – Figueira da Foz, revelando, ambientes e modos de vida, destes animais.

Nesta investigação, que envolveu cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Tomar, foram encontradas, dezenas de pegadas.

De recordar que, há mais de um século, na Figueira da Foz, “foram descobertas, as primeiras pegadas de dinossauros em Portugal. Deste modo, o nosso país entrou, na rota dos estudiosos dos dinossauros. Através, de novos estudos pormenorizados das rochas sedimentares, com perto de 156 milhões de anos, que ocorrem, no Cabo Mondego, descobriu-se um registo que amplia o conhecimento, acerca, destes répteis do Mesozoico”, explicaram os autores do artigo científico. O estudo, agora, publicado na referida revista, prosseguem, e para já, apresenta, a

“caracterização dos aspetos morfológicos das pegadas e a sua relação com as superfícies arenosas, por onde, caminhavam. Os resultados obtidos evidenciam condições de humidade variadas, associadas à génese das pegadas e uma grande diversidade de dinossauros”.

Os investigadores salientam, ainda, que “reconheceu-se, que no decorrer do intervalo de 160 a 156 milhões de anos, atrás, existiu uma modificação nos grupos de dinossauros produtores de pegadas: predomínio inicial, por herbívoros e carnívoros de grande porte e, posteriormente, predomínio dos carnívoros de menor tamanho”.

Com estas descobertas, “ampliou-se o número de camadas, com pegadas de dinossauro, caracterizadas, no Monumento Natural do Cabo Mondego, transformando-o, num dos mais importantes marcos do registo fóssil ibérico, valorizando, ainda, mais, o Geoparque do Atlântico”, destacam os cientistas, deste estudo.

(imagem ilustrativa – DR)

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio