Sociedade

Vandalismo a contentores de lixo preocupa autarquia da Figueira da Foz

A Câmara Municipal da Figueira da Foz denunciou e condenou publicamente os recentes atos de vandalismo que têm atingido contentores de resíduos sólidos urbanos (RSU) na cidade. Entre a noite de domingo e a madrugada de terça-feira, dia 17 de junho, foram registadas várias ocorrências de incêndio intencional em equipamentos colocados na via pública.

As situações ocorreram em diferentes zonas do concelho, incluindo a Rua Manuel Fernandes Thomaz, Rua Direita do Monte, Rua da Restauração, Rua Galamba Marques e Rua Maurício Pinto. Os incidentes provocaram prejuízos materiais significativos e colocaram em risco a segurança de pessoas e bens.

A autarquia considera estes comportamentos como irresponsáveis e prejudiciais ao esforço coletivo de manter uma cidade limpa e segura, sublinhando os elevados custos que representam para os cofres públicos.

O Município está a colaborar com as autoridades competentes na investigação dos casos e apela à população para que denuncie qualquer comportamento suspeito. “Estas ações são inaceitáveis. Destruir equipamento público é destruir o que é de todos”, afirmou o vereador do Ambiente e Obras Municipais, Ricardo Silva.

A autarquia reforça, em comunicado, que continuará a “investir em educação ambiental, prevenção e sensibilização”. Ao mesmo tempo, alerta que não tolerará atos que atentem contra o património coletivo.

Partilhe este artigo: