Saúde

Projeto europeu sobre cancro atribui 30 milhões de euros a consórcio com participação de Coimbra

A Universidade de Coimbra (UC) e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) integram o consórcio europeu UNCAN-CONNECT, que acaba de garantir um financiamento de cerca de 30 milhões de euros da Comissão Europeia para reforçar a investigação sobre o cancro.

O projeto — financiado através do programa Horizonte Europa — arranca em setembro de 2025 e terá a duração de cinco anos. Entre os principais objetivos está o desenvolvimento de uma nova plataforma digital para partilha segura e ética de dados clínicos e científicos relacionados com o cancro, promovendo a colaboração entre investigadores, empresas, instituições públicas e cidadãos em toda a União Europeia.

A coordenação do consórcio está a cargo da Universidade de Tartu, na Estónia, e envolve 53 instituições de 19 países. Em Portugal, além da UC e da ULS de Coimbra, participa também o Instituto Pedro Nunes.

Em Coimbra, serão realizados quatro estudos clínicos centrados nos cancros pediátrico, pancreático, da próstata e linfoma. As equipas portuguesas são lideradas pela investigadora Ana Margarida Abrantes (Faculdade de Medicina da UC) e pelo médico Arnaldo Figueiredo, Diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal da ULS de Coimbra.

A plataforma a desenvolver pelo UNCAN-CONNECT será testada com estudos clínicos específicos em seis tipos de cancro: pediátrico, linfoma, pancreático, ovário, pulmonar e próstata. O projeto prevê ainda ligações com outras infraestruturas e iniciativas europeias na área da oncologia, como a BBMRI-ERIC, a EOSC4Cancer e a EUCANImage, com vista à partilha e reutilização eficiente de dados entre os Estados-Membros.

O cancro é atualmente uma das principais causas de morte na Europa, com 1,2 milhões de óbitos anuais. Este projeto pretende contribuir para acelerar avanços na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença através de uma investigação mais integrada, tecnológica e colaborativa.

Fotografia com alguns membros das equipas da FMUC e da ULS de Coimbra.
Da esquerda para a direita: Inês Costa (FMUC), Ricardo Teixo (FMUC), Margarida Coucelo (ULS de Coimbra), Joana Jorge (FMUC), Raquel Alves (FMUC), Eurico Pereira (FMUC), Catarina Geraldes (FMUC e ULS de Coimbra), Ana Cristina Gonçalves (FMUC), Andreia Francisco (ULS de Coimbra), Ana Margarida Abrantes (FMUC), Arnaldo Figueiredo (FMUC e ULS de Coimbra), Edgar Silva (FMUC e ULS de Coimbra), Maria João Amaral (FMUC e ULS de Coimbra), Rui Oliveira (FMUC), Salomé Pires (FMUC), Inês Marques (FMUC), Filomena Botelho (FMUC), Manuel Brito (ULS de Coimbra), Ana Bela Sarmento (FMUC e ULS de Coimbra).

Partilhe este artigo: