Projeto coordenado pela Universidade de Coimbra lança aplicação para promover hábitos saudáveis em crianças e adolescentes
Acaba de ser lançada a aplicação móvel RYHEALTH Challenge, desenvolvida com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis junto de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos. A iniciativa surge no âmbito do projeto europeu “RYHEALTH – A holistic approach to rocking your health”, coordenado pela Universidade de Coimbra (UC).
A app, disponível para registo e descarga em www.ryhealth-challenge.com, propõe desafios relacionados com atividade física, alimentação equilibrada e criatividade ao ar livre. Os utilizadores são convidados a completar tarefas como “fazer cinco tipos diferentes de exercício físico”, “inventar um lanche saudável e fotografar o resultado” ou “captar detalhes da natureza como gotas de água, texturas de folhas ou insetos”. Por cada desafio concluído, é atribuído um badge digital.
“O objetivo é levar as famílias a participarem ativamente na promoção de estilos de vida saudáveis”, afirma Paula Tavares, coordenadora do projeto. “Esta aplicação tem desafios para serem realizados na vida real e em família, com enfoque na atividade física, alimentação equilibrada e respeito pela natureza.”
Segundo a investigadora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, “uma vez concluída a atividade, o utilizador volta à aplicação para receber um badge. Mais badges significam mais desafios realizados e mais um passo para implementar hábitos saudáveis”. A aplicação permite ainda convidar amigos, promovendo uma componente lúdica e competitiva que estimula a continuidade da prática.
O projeto RYHEALTH – A holistic approach to rocking your health tem como foco a prevenção de doenças não transmissíveis, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, através da promoção de estilos de vida mais equilibrados e sustentáveis. Conta com seis parceiros de quatro países europeus e recebeu um financiamento superior a um milhão de euros, atribuído pelo programa EU4Health.
Além de Paula Tavares, integram a equipa da Universidade de Coimbra os docentes Beatriz Gomes, Maria João Campos, Paulo Nobre, Elsa Silva e Aristides Machado Rodrigues.