Desporto

Figueira da Foz International Men’s Open decorre com forte presença portuguesa

A primeira edição do Figueira da Foz International Men’s Open, torneio internacional de ténis ITF M25, está a decorrer até 7 de julho no Tennis Club da Figueira da Foz. A competição, que arrancou no passado domingo com a fase de qualificação, conta com 30 mil dólares em prémios e tem entrada livre ao longo de toda a semana.

Com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a prova reúne 32 tenistas no quadro principal, dos quais 14 são portugueses. A representação nacional expressiva tem garantido destaque, com vários atletas da casa a conquistarem vitórias logo na primeira ronda.

Tomás Pinho, que se qualificou a partir da fase preliminar, venceu João Portugal no duelo inaugural e conquistou o seu primeiro ponto ATP. Também Vasco Prata, Tiago Silva e Diogo Morais avançaram para a segunda ronda, numa jornada positiva para os jogadores portugueses, maioritariamente estudantes universitários nos Estados Unidos.

Além dos nomes já referidos, o torneio conta ainda com presenças de peso como Leo Borg, filho do lendário Bjorn Borg, e Liam Broady, antigo top 100 ATP. O norte-americano Martin Damm, finalista em Oeiras e campeão em Elvas, também integra a lista de cabeças de série.

Esta quarta-feira, 2 de julho, estão em disputa os restantes encontros da primeira eliminatória, com destaque para os confrontos entre Tiago Pereira e Hugo Maia, Guilherme Valdoleiros e Daniel Batista, e João Domingues frente a João Graça. Também Gastão Elias, Pedro Araújo e Tomás Luís procuram garantir a passagem à próxima fase.

O Figueira da Foz International Men’s Open integra o calendário de torneios ITF da temporada e antecipa a realização, entre 21 e 27 de julho, da nona edição do Figueira da Foz Ladies Open, afirmando a cidade como um dos polos do ténis internacional em Portugal.

Partilhe este artigo: