Figueira da Foz inicia época balnear com 11 praias galardoadas
A época balnear arrancou oficialmente no concelho da Figueira da Foz com a entrega das Bandeiras Azuis e Bandeiras Praia Acessível a 11 zonas balneares. A cerimónia decorreu esta manhã na Praia da Leirosa e contou com a presença de representantes de diversas entidades.
As bandeiras foram entregues aos presidentes das juntas de freguesia de Buarcos e São Julião, Quiaios, São Pedro, Lavos e Marinha das Ondas. Este ano, as praias distinguidas com Bandeira Azul são: Leirosa, Costa de Lavos, Cova Gala – Hospital, Cova Gala, Cabedelo, Relógio, Buarcos, Tamargueira, Cabo Mondego, Murtinheira e Quiaios. As praias com acessibilidade melhorada, reconhecidas com a Bandeira Praia Acessível, são: Leirosa, Cabedelo, Buarcos, Relógio, Tamargueira e Quiaios.
Além destas distinções, sete praias do concelho foram reconhecidas com o galardão “Qualidade Ouro” da Quercus, que destaca a qualidade da água balnear. As praias distinguidas são: Leirosa, Costa de Lavos, Cova-Gala, Cabedelo-Sul, Relógio, Murtinheira e Quiaios.
Durante a cerimónia, o representante da Agência Portuguesa do Ambiente, Nelson Silva, destacou o esforço das autarquias para manter as condições exigidas pelas distinções, sublinhando que a Figueira da Foz é o concelho da região centro com mais Bandeiras Azuis atribuídas. Também o Capitão do Porto, Pedro Cervaens Costa, alertou para a importância de manter os critérios de qualidade ao longo de toda a época balnear.
O vereador do Ambiente, Ricardo Silva, referiu o investimento de cerca de 150 mil euros em estruturas de apoio, como estrados e equipamentos, enquanto o vereador adjunto, Manuel Domingues, salientou o reforço da segurança balnear e o aumento de praias com acessos adaptados.
Para garantir a vigilância e segurança das praias, o município contratou diretamente 77 nadadores-salvadores e 7 operadores de moto-quatro, num investimento aproximado de 470 mil euros.