Diretor Executivo do SNS visita Hospital da Figueira da Foz e conhece projeto europeu para prevenção da dependência em idosos
O Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Santos Almeida, visitou esta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULS BM).
A visita incluiu a inauguração do Ginásio no Serviço de Medicina Interna, criado no âmbito do projeto europeu “PreDisc – Modelo inovador para a prevenção da dependência em idosos: do hospital às áreas rurais“, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O ginásio foi desenvolvido para prevenir a incapacidade funcional em pessoas idosas, através da prescrição de programas personalizados de atividade física durante o internamento hospitalar e da continuidade do acompanhamento após a alta, em articulação com os cuidados de saúde primários. O modelo recorre a ferramentas digitais de eSaúde e tem como objetivos promover o envelhecimento ativo, a autonomia funcional e reduzir desigualdades no acesso à reabilitação, sobretudo em territórios rurais.
Durante a visita, Álvaro Santos Almeida passou ainda pelo Serviço de Urgência e por áreas onde serão realizados novos investimentos estratégicos, incluindo a futura Unidade de Convalescença, a nova área de Esterilização e a nova Cozinha do hospital.
A agenda incluiu também uma reunião com o Conselho de Administração da ULS do Baixo Mondego, na qual foram apresentados projetos e investimentos em curso.

