Sociedade

Ala Pediátrica do Hospital da Figueira da Foz recebe bibliotecas com livros para a infância

O Hospital da Figueira da Foz recebeu hoje duas bibliotecas infantis, na sua ala pediátrica, com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças internadas. Esta ação faz parte de uma iniciativa do Pingo Doce, que lança um novo projeto dedicado à promoção da literacia infantojuvenil.

O programa, designados “Bairros de Leitura”, prevê a doação de bibliotecas compostas por 30 títulos da sua coleção literária a várias alas pediátricas de hospitais em todo o país. Os livros, direcionados a crianças com idades entre os 2 e os 12 anos, serão entregues juntamente com casas em madeira para armazenar e organizar a coleção.

Ao todo, serão distribuídos mais de 3.000 livros em várias unidades de pediatria, com o objetivo de tornar a leitura acessível e estimular os hábitos literários entre os mais pequenos.

No Hospital da Figueira da Foz, as duas casas em madeira contêm títulos exclusivos da coleção do Pingo Doce, incluindo obras premiadas como O Livro que Não Sabia o que Queria Ser, de Márcio Martins e Cláudia H. Abrantes, e Avó Minguante, de Daniela Leitão e Catarina Silva. Também se destacam outras publicações da editora, como O Incrível Livro dos Porquês e O Leão da Biblioteca.

Rita Pereira, Assessora de Comunicação do Hospital, sublinhou que a entrega dos livros está em sintonia com a política da Unidade Local de Saúde da Figueira da Foz, que visa “capacitar os mais pequenos na área da literacia, não apenas no âmbito da saúde, mas também na educação em geral”. A responsável destacou ainda que o objetivo é “contribuir para a formação das crianças e ajudá-las a compreender melhor a saúde e a doença”.

Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, reforçou a importância da leitura, afirmando que a empresa está consciente do “impacto positivo que a leitura tem na infância, sendo muito gratificante para nós apoiar as crianças em contexto hospitalar, permitindo-lhes manter os seus hábitos de leitura e usufruir de tudo o que ela tem de bom para oferecer.”