Figueira da Foz celebra as Jornadas Europeias do Património com um programa diversificado
A Figueira da Foz prepara-se para mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, que este ano decorrem entre os dias 20 e 22 de setembro. Sob o tema “Rotas, Redes e Conexões”, o município convida a população a explorar a história e o património da região, através de um programa de atividades gratuitas e diversificadas.
No dia 20 de setembro, data em que se celebra a elevação da Figueira da Foz a cidade, será descerrada uma placa no Cruzeiro da Figueira, um monumento que homenageia as vítimas das invasões francesas. A população terá ainda a oportunidade de visitar a Ponte Edgar Cardoso, uma das mais importantes infraestruturas do concelho, e conhecer de perto o projeto de requalificação do estaleiro da Mota Engil.
As crianças e jovens também não foram esquecidos. O município promove um peddy paper “De Vila a Cidade”, que convida os mais novos a descobrir os diversos espaços da zona histórica da Figueira da Foz. Para o público em geral, estão previstas visitas guiadas ao Baixo Mondego, ao Paço de Maiorca e ao Mosteiro de Santa Maria de Seiça.
Os amantes da natureza poderão participar numa visita comentada ao Baixo Mondego, onde terão a oportunidade de conhecer a rica biodiversidade da região. Os interessados em história e cultura poderão visitar o Museu Municipal, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça e o Paço de Maiorca. Para finalizar as jornadas, um passeio de barco pelo Estuário do rio Mondego permitirá aos participantes conhecer um pouco mais sobre a história e a importância do Moinho das Doze Pedras.
A participação em todas as atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas através do email servico.educativo@cm-figfoz.pt.