3º Passeio de Tratores na freguesia de Maiorca
No passado domingo, dia 8 de setembro, a Rádio Foz do Mondego esteve no 3º Passeio de Tratores, em Maiorca. Animação não faltou bem como a promoção do arroz Carolino do Baixo Mondego.
Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, salientou a importância do evento para a freguesia de Maiorca, uma freguesia absolutamente agrícola, em que “este tipo de confraternização com os agricultores da zona e de outras zonas permite a promoção do arroz Carolino do Baixo Mondego e a divulgação da importância da produtividade do setor para a região”.
José Pinto da Costa, um dos grandes produtores do arroz Carolino do Baixo Mondego, afirmou que o evento é de extrema importância para a projeção e para a dinamização da atividade agrícola, da produção do arroz, sendo sempre uma mais-valia passar a mensagem a toda a população em geral, de que o setor está vivo, e, mesmo com algumas dificuldades, tem conseguido readaptar-se às novas realidades, nomeadamente no que diz respeito aos aspetos ambientais. Informou ainda que o setor tem “conseguido crescer e valorizar este produto tão nobre, que é o arroz Carolino do Baixo Mondego”.
Relativamente às edições anteriores, Paulo Basílio, da empresa Trevos e Castelos, informou que, apesar do menor número de inscrições de tratores, tiveram um maior número de famílias para o picnic, fazendo um balanço positivo do evento, com base na aderência das pessoas presentes, prometendo a continuidade do evento para a 4ª edição.
Relativamente às expectativas para o próximo ano, José Pinto da Costa confirmou a continuidade do evento, dado que as pessoas “estão cada vez mais a aderir a esta atividade tão nobre, como é a agricultura”, permite também continuar a divulgar e a promover “o que melhor se faz na região, sendo o arroz Carolino um produto endógeno da região da Figueira da Foz, e o foco é cada vez mais melhorar e promover o que temos de bom nesta região”. Afirmou ainda que, “este tipo de eventos, permitem dar visibilidade que entendemos que o setor merece. Nota-se, de ano para ano, uma maior adesão, com os tratores enfeitados. O setor está vivo!”.
Para Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, a expectativa é cada vez maior. Os agricultores estão unidos, para o ano contam ter ainda mais pessoas, com um programa mais extenso, assegurando que a freguesia de Maiorca vai “tentar ao máximo a promoção do arroz e do arroz doce de Maiorca, que é um prato único e característico, mas, acima de tudo, continuar a apostar na união da agricultura e na promoção da mesma, para que o pais inteiro perceba que Maiorca tem o que mais ninguém tem”.
Paulo Basílio, da empresa Trevos e Castelos, promete um programa de maior proximidade com o agricultor, sendo este o lema da Trevos e Castelos, empresa que abriu com o objetivo de ser diferenciadora das outras empresas locais e regionais com uma maior proximidade dos agricultores.
Deixou um agradecimento a todos os participantes e visitantes, assegurando que “para o ano estamos cá para fazer mais e melhor!”