Fonte luminosa veste-se com as cores do arco-íris para promover identidade de género

O Município da Figueira da Foz associou-se à Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, para assinalar localmente o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia que, todos os anos, se celebra a 17 de maio, em simultâneo com o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia e Interfobia. Para assinalar a data a Fonte Luminosa será iluminada com as cores do arco-íris.

Estamos no séc. XX mas os Direitos Humanos estão longe de estarem uniformizados por todo o mundo. As opiniões dividem-se ainda mais quando falamos na igualdade de género e identidade sexual de cada um.

Na rua, na escola, no trabalho ou em casa, as pessoas LGBTI são muitas vezes olhadas como se tivessem uma doença. No passado era assim que se tratava a homossexualidade, até a OMS a retirar da lista das doenças mentais em 17 de maio de 1990. Essa data é celebrada ainda hoje com o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia, Bifobia e Interfobia.

O Município da Figueira da Foz assinala assim a efeméride com a iluminação da Fonte Luminosa com as cores do arco-íris. Procura, desta forma, “apoiar a luta contra a discriminação em função da orientação sexual, expressão e identidade de género e das características sexuais, pugnando pela promoção da cidadania, dos direitos humanos e da igualdade de género”, divulga em comunicado.

A ILGA Portugal foi fundada em 1995, é a maior e mais antiga associação que luta pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBTI+ e das suas famílias em Portugal. É uma organização de âmbito nacional, cuja sede é em Lisboa, e que integra, a nível nacional, o Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Comissão Técnica de Acompanhamento do Plano de Ação e de Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género, e Características Sexuais (PAIOEC).

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio