Arrancou a nova edição do projeto “Heróis da Fruta” em 62 escolas do distrito de Coimbra

­Arrancou ontem oficialmente a 12ª edição da maior iniciativa de educação para a saúde em Portugal “Heróis da Fruta” em 3.649 turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país, incluindo Açores e Madeira.  

Aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas é o principal objetivo deste projeto lançado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que este ano letivo é implementado em 216 dos 308 municípios portugueses (70,1%).

Nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método “Heróis da Fruta”, que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo. Estas personagens ganham «superpoderes» quando ingerem «superalimentos» combinando as técnicas de educação não-formal: storytelling e gamification.  

Na última década mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários com a participação no projeto Heróis da Fruta com resultados cientificamente comprovados por investigadores do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL):   Cerca de 40% das crianças que participam pela primeira vez atingem o consumo das porções diárias recomendadas pela OMS de frutas e legumes, em apenas 5 semanas. Após 10 semanas, essa percentagem aumenta para 60%. Escolas que repetem o programa no ano letivo seguinte alcançam mais de 90% da turma em apenas 2 semanas, incluindo alunos que não tinham adotado essa rotina de alimentação saudável no primeiro ano.

Mário Silva, presidente da APCOI afirma que “96% dos professores participantes em edições anteriores consideram que seria muito benéfico para a saúde das crianças se o projeto Heróis da Fruta fosse implementado em todas as escolas portuguesas” e recorda que “no ano letivo anterior, além do aumento de consumo de hortofrutícolas, este projeto conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 52%. 

Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa.” A 12ª edição do desafio escolar Heróis da Fruta é realizada com o apoio solidário de Supermercados Aldi, Lusíadas Dental e Maçã de Alcobaça. “E para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição, decidimos prolongar o período de inscrições no site www.heroisdafruta.com até 15 de janeiro de 2023″, conclui Mário Silva.    

Coimbra tem 62 escolas inscritas neste projeto. A lista completa das escolas (por distrito e por concelho) pode ser consultada por qualquer um e está disponível no seguinte link: https://bit.ly/listaescolas2023.

Recorde-se que a APCOI é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à prevenção da obesidade infantil, considerada mundialmente a doença crónica mais prevalente em idade pediátrica. Em 2019, entre mais de 40 países europeus estudados, Portugal foi apontado pela OMS como principal referência de boas práticas na prevenção da obesidade infantil por ter conseguido diminuir em 8% o número de crianças com excesso de peso, na última década. Dados europeus de 2019 verificaram contudo que uma em cada três crianças em Portugal (29,7%) ainda vive com obesidade ou pré-obesidade.   ­


Arrancou a nova edição do projeto "Heróis da Fruta" em 62 escolas do distrito de Coimbra
Projeto “Heróis da Fruta”
Arrancou a nova edição do projeto "Heróis da Fruta" em 62 escolas do distrito de Coimbra
Projeto “Heróis da Fruta”
Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio