Praia do Cabedelo com sistema de iluminação que permite surfar à noite

A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, conta a partir da última segunda-feira (6 de setembro), com iluminação, à noite, que permite a prática de surf e bodyboard.

A iluminação da praia, na margem esquerda do Rio Mondego, junto ao molhe sul, foi ligada, pela primeira vez, entre, as 20H00 e as 24H00, para garantir a prática de “diferentes desportos de deslize” à noite, segundo refere a autarquia da Figueira da Foz. E logo na primeira noite, foi um sucesso, segundo o testemunho de vários surfistas, que marcaram presença e experimentaram.

A instalação de iluminação, foi um investimento de 75 mil euros, surgindo de uma proposta, no Orçamento Participativo da Figueira da Foz, que não vencendo, a autarquia figueirense, decidiu aproveitar, justificando a decisão, pelo “número de participantes e de votantes, tão significativo”, segundo, Carlos Monteiro, presidente da autarquia.

A iluminação, agora inaugurada, funciona, das 22H00 às 24H00, todos os dias, pelo menos até outubro ou novembro.

De momento, trata-se de um período experimental, no entanto, o processo está a ser articulado, entre a Câmara, Capitania do Porto da Figueira da Foz e escolas de surf, que funcionam no Cabedelo, até ser criado um regulamento.

Posteriormente, será a Capitania que dará o aval, mediante as condições do mar, sendo apenas, o sistema ligado, mediante solicitação de escolas de surf ou de alguma associação que surja, para esse efeito.

“Não queremos que esteja ligado para nada, quer por questões económicas, quer por questões ambientais”, frisou Carlos Monteiro.

O sistema de iluminação funciona, em telegestão, podendo ser ligado ou desligado de qualquer ponto.

Estatuto Editorial| Política de Privacidade

© Copyright | Rádio Foz do Mondego | Todos os direitos reservados | Grupo Grupo Smart Family | Site por Factos Studio